Faça aqui uma busca do que você quer

quinta-feira, 2 de maio de 2013

FESTAS JUNINAS

VEM AÍ: “FESTAS JUNINAS”

VOCÊ VAI PARTICIPAR? E OS SEUS FILHOS?

 

            Muqui, 23 de Abril de 2013.

 

Meus queridos irmãos, estamos já no final do mês de Abril, e isto significa que daqui a mais alguns dias vão começar os preparativos para as famosas festas realizadas em todo o território brasileiro, as chamadas “festas Juninas”.

           

            As “festas juninas” fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil, e são tidas como folclore. Entretanto, mais que folclore, estas são festas religiosas em homenagem a quatro santos católicos, a saber: Santo Antônio (13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro e São Paulo (29 de Junho).

 

            Eu sei que há muitos membros de igrejas evangélicas que gostam de participar de tais festividades, mesmo protestando contra a prática não bíblica da veneração a santos e também protestando contra a prática não bíblica de tê-los como mediadores entre o homem e Deus (A Bíblia diz que só há um Mediador: Jesus Cristo – I Timóteo 2.5). E sei que há muitos que “acham lindo” ver seu filho(a) pequeno(a) participando e vestido(a) com roupas características da festa. Exibem as fotos com maior orgulho e até postam no facebook se têm acesso a esse recurso.

 

Mas, será isso correto?

 

Minha resposta, se me pedirem, será NÃO! E digo que é no mínimo uma incoerência. Ora, se protestamos contra o que é comemorado na festa como podemos participar e como podemos deixar nossos filhos participarem?

 

Como bem se expressou alguém: “O costume dessas festas é religioso e movido pela tradição católico-romana. Por mais que elas tragam brincadeiras que agradem principalmente as crianças, o perigo é que as tradições e costumes possam entrar na vida dos pequeninos e eles entenderem como normal aquilo que a palavra de Deus reprova”.

 

A mesma pessoa, falando sobre os motivos para não se participar de tais festividades, disse, dentre outras coisas: “A tendência de relativizar o pecado, julgando que não tem importância, que devemos nos contextualizar, traz o perigo da apostasia, a qual não se apresenta com uma forma definida. Ela vai se instalando aos poucos, quando o crente vai perdendo o compromisso do seu testemunho cristão no mundo”.

 

Alguns, por força de trabalho, podem ser obrigados a estar presentes em alguma ocasião de tais festividades, mas não precisam se caracterizar e nem “participar de fato”, e ainda podem se esforçar por nem estar presente.

 

Nossos filhos NÃO PRECISAM PARTICIPAR – a escola não pode fazer da participação em qualquer festa religiosa um “quesito para nota”.

 

Josué lá no passado, disse ao povo de Israel: “Escolhei hoje a quem servir... porém eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Parafraseando-o, no que respeita a essas festividades, encerro dizendo: “Decidam o que vocês querem fazer; porém eu e minha casa não vamos participar por discordarmos do tipo de homenagem que é prestada através destas festas”. (Já vou até deixar avisado na escola do Rafael).

 

No Senhor,

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário