Faça aqui uma busca do que você quer

segunda-feira, 17 de junho de 2019

O tempo de semear é agora

O TEMPO DE SEMEAR É “AGORA”

 

1.    O profeta Isaías numa parte de seu livro à qual alguém intitulou “O Servo do Senhor é a Luz dos Gentios” – o capítulo 49 – diz a certa altura (versos 8 e 9) que “Assim diz o SENHOR: No tempo favorável, te ouvi e, no dia da salvação, te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, para restaurares a terra e lhe dares em herança as herdades assoladas; para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei. Eles pastarão nos caminhos e, em todos os lugares altos, terão o seu pasto”

2.    O apóstolo Paulo, escrevendo sua segunda carta aos Coríntios, cita a primeira parte deste trecho e acrescenta: “... eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”. Em outras palavras: o Servo do Senhor que viria para ser luz para todos, inclusive para os gentios, já veio, é Jesus, e então hoje, agora é o tempo de se receber a Salvação.

3.    Geralmente usamos esse trecho quando estamos pregando uma mensagem evangelística ou quando estamos evangelizando alguém. Aplicamos o trecho, então, àqueles que precisam ser e estão sendo evangelizados. Entretanto, o texto é perfeitamente aplicável àqueles que, já evangelizados e convertidos, agora têm sobre si a responsabilidade de evangelizar, de fazer conhecida a mensagem do evangelho.

 

a.    E quem são estes? NÓS! EU: WALMIR.

b.    E quando é que precisamos fazer isso? AGORA! É a resposta correta.

 

O tempo de semear é hoje, é agora; e eu, e você, nós precisamos semear a boa semente do evangelho hoje.

 

4.    Quais são algumas razões para semearmos hoje, agora? As razões são as mesmas pelas quais as pessoas precisam converter já:

 

a.    A vida humana pode findar-se a qualquer instante. Muitas almas estão sendo ceifadas a cada segundo do dia todos os dias;

b.    O retorno de Jesus é iminente – Ele virá “como o ladrão de noite”.

 

5.    Veja Ezequiel 33.1-9:

 

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra e o povo da terra tomar um homem dos seus termos e o constituir por seu atalaia;  e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;  se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o tomar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.  Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.  Mas, se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.  A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lha anunciarás da minha parte.  Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei da tua mão.  Mas, quando tu tiveres falado para desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta dele, e ele se não converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.” (Ezequiel 33:1-9 RC)

 

6.   Isso nos diz alguma coisa?

7.    Vou contar uma história da qual eu não gosto muito, por colocar uma carga pesada demais sobre os ombros de um garoto apenas, mas que serve bem como ilustração para o que estamos tratando aqui:

 

Há muitos anos uma certa família possuía um rádio, que era o único em vários quilômetros da redondeza. Certa feita ouviram que um vendaval muito forte tinha surgido e se dirigia para aquele lugar. O pai chamou seu filho pequeno e disse-lhe para ir correndo avisar uma outra família, de sobrenome Silva, da aproximação do vendaval e aconselhá-los a se refugiarem no porão da casa, onde ficariam guardados do mal. O garoto saiu correndo, mas a algumas centenas de metros da casa, viu um passarinho num galho de árvore. Como já fizera muitas vezes, apanhou uma pedra para atingir o passarinho. Errou. Mas ficou esperando e, quando minutos depois, o pássaro voltou, jogou outra pedra. Dessa vez acertou e o passarinho caiu no chão. Segurou o passarinho e aí, ouviu um terrível estrondo: era o vendaval. Tinha-se abatido sobre a casa dos Silva e o menino, aterrorizado, viu quatro corpos serem lançados como folhas secas para longe, junto a mata. O garoto jogou o passarinho ferido para o lado e correu para casa. O pai, na porta, esperava. Ele havia visto a destruição na casa vizinha. Disse ao filho: "Filho você teve tempo de sobra. Por que não avisou os Silva?" O menino contou a história do passarinho. O pai o interrompeu: "Meu filho, que mancha de sangue é essa na sua mão?" O menino respondeu: "É do passarinho, papai." "Não", corrigiu o pai: "é o sangue da família Silva que você não avisou". Esta é uma emocionante ilustração de Ez 33.8.

 

8.    Meus irmãos, precisamos avisar as pessoas do perigo que elas correm de continuarem vivendo suas vidas sem Jesus. Façamos isso diligentemente, sem preguiça, a tempo e fora de tempo; saiamos de nossas “zonas de conforto”. Se houvesse uma tragédia em Muqui, uma revolta da natureza que derrubasse casas, inundasse tudo e deixasse muitas pessoas desabrigadas, tenho certeza que sairíamos de nossas casas para ajudar; receberíamos as pessoas nesse espaço que temos na igreja e recolheríamos alimentos e faríamos comida para elas e ficaríamos cansados, mas extremamente realizados por poder ajudar. Bem, essa tragédia, graças a Deus, não tem acontecido, mas uma tragédia muito maior se abate sobre a nossa cidade: as pessoas estão perdidas, vivendo sem Jesus e sujeitas a irem para o inferno onde sofrerão eterno tormento e onde nossas mãos já não mais as alcançarão para ajudá-las. Então, façamos a obra enquanto é tempo! Trabalhemos enquanto é dia, pois a noite vem, quando ninguém mais pode trabalhar.

9.    As almas vão continuar sendo ceifadas e Jesus pode voltar a qualquer instante, mas que nós tenhamos a nossa consciência limpa da mesma forma que Paulo a tinha por não deixar de anunciar o evangelho – Veja Atos 20.17-27:

 

“De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.  E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,  servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;  como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,  testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.  E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.  Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.  E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.  Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (Atos 20:17-27 RC)

 

10. Que Deus derrame sobre nós, sobre nossa igreja, a bênção de sermos usados poderosamente na obra de anunciar o evangelho em Muqui, para a salvação daqueles que ainda se encontram perdidos.

11. Amém?

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

PIB Muqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário