Faça aqui uma busca do que você quer

domingo, 24 de março de 2019

Seis lições em Romanos 12

SEIS LIÇÕES EM ROMANOS 12

SEIS LIÇÕES EM ROMANOS 12

 

1)   Apresentar o corpo a Deus e não ao prazer ou satisfação pessoal – vs. 1 e 2


  • O importante para muitas pessoas hoje em dia é o prazer ou satisfação pessoal. E muitas vezes, na busca por essa satisfação, até se sujeitam à conformidade com o mundo. Infelizmente temos visto muitos crentes que não estão nem aí para o testemunho negativo que estão dando. “O importante”, dizem, “é ser feliz”. O importante é o prazer. E aí, nessa busca pela autossatisfação, se entregam a diversas práticas nada recomendáveis para crentes; práticas que escandalizam, que afastam, que dão “combustível” a quem quer falar mal do evangelho e dos crentes.
  • Para me referir só a coisas mais simples: crentes há que estão se entregando ao prazer de uma balada; crentes há que estão se entregando ao prazer de uma cervejinha gelada no bar com os amigos; crentes há que em suas festas de aniversário, casamento e outras festas, para “agradar”, “ser popular”, ou sei lá o quê, estão fazendo baile e não mais culto, ou então fazem os dois...  por aí vai.
  • Mas o que diz a Palavra de Deus para nós aqui em Romanos 12, logo nos primeiros dois versículos? Diz que devemos apresentar os nossos corpos não ao prazer, não à autossatisfação, mas a Deus, como um sacrifício vivo e santo que lhe é agradável; e a não nos conformarmos a este mundo, mas passarmos por uma transformação do nosso entendimento.

 

2)   Desenvolver na igreja, para edificação da igreja, os dons e talentos que Deus lhe concedeu – vs. 3 a 8


  • Nunca se esqueça que você é um dos membros de um corpo, o corpo de Cristo, a igreja, e como membro precisa dar a sua contribuição através dos dons e/ou talentos que Deus lhe concedeu.

 

3)   Amar e honrar uns aos outros – vs. 9 e 10


  • Amar uns aos outros com amor de irmãos e nos esforçarmos para tratar uns aos outros com respeito.

 

4)   Ser entusiasmado no serviço ao Senhor – vs. 11


  • “Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.” (NTLH)

 

5)   Ter atitudes positivas, dignas de um crente, em relação a si mesmo, ao próximo e às circunstâncias da vida – vs. 12 a 17


  • Veja no texto quais são essas atitudes positivas

 

6)   Procurar viver em paz com as pessoas, fazendo o bem, não se deixando vencer pelo mal, mas vencendo o mal com o bem – vs. 18 a 21


  • Às vezes não é possível porque “não está em nós”... Mas a nossa parte precisamos fazer, inclusive não nos vingando a nós mesmos.
  • Se somos daqueles que “não levam desaforo pra casa”, isto é, respondem na hora, na mesma proporção e com as mesmas atitudes, é porque já fomos vencidos pelo mal.

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Para reflexão na quarta-feira, dia 13 de Fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário