Faça aqui uma busca do que você quer

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ALGUMAS RAZÕES PORQUE MUITA GENTE NÃO SEGUE A JESUS

ALGUMAS RAZÕES PORQUE MUITA GENTE NÃO SEGUE A JESUS

 

“E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim.”

(Mateus 10:38 RC)

 

01. Seguir a Jesus, sabemos disso, não é algo muito fácil. Pelo menos para uma boa quantidade daqueles que o seguem, a grande maioria com certeza, não é assim tão fácil.

02. Pedro achou que seria fácil. Jesus avisou a Pedro que quando ele, Jesus, fosse preso, Pedro o negaria. E qual foi a reação de Pedro diante desse “aviso” de Jesus? Pedro disse que não, que ele não negaria o mestre, e que até morreria com ele se preciso fosse. Mas depois ele descobriu que não seria tão fácil assim seguir o Mestre naqueles momentos “escuros”. Ele negou a Jesus três vezes naquela ocasião. Depois se arrependeu e foi restaurado por Jesus, mas naquela ocasião não foi até o fim com Jesus; ficou no meio do caminho.

03. Foi o próprio Jesus quem disse que não seria fácil segui-lo. A porta que dá acesso ao caminho por onde Jesus anda e que é onde nós devemos andar também, se vamos segui-lo, é estreita, e o próprio caminho é apertado.

04. “No mundo tereis aflições”, disse Jesus a seus discípulos; e Jesus não estava se referindo às aflições normais da vida, mas aflições pelo fato de eles serem seus seguidores. Poderiam ter “bom ânimo”, porque seriam vencedores assim como Jesus, mas as aflições aconteceriam. E as aflições aconteceram e continuam a acontecer, pequenas e grandes.

05. Mas não é só por causa das aflições que seguir a Jesus não é algo muito fácil. Há também os apelos do mundo, da carne e do diabo que nos assediam todos os dias tentando nos fazer cair. O diabo, diz a Palavra, anda em derredor como um leão feroz, faminto, rugindo em busca de alguém para tragar.

06. O famoso Thalles Roberto (famoso tanto positiva quanto negativamente) canta uma música que não sei se é de sua autoria, em cuja letra ele diz que escolhe Deus, escolhe ser amigo de Deus, escolhe Cristo todo dia, morreu pra sua vida e agora vive a vida de Deus, etc. Mas na música também tem aquilo que podemos chamar de uma confissão de como é difícil viver uma vida assim: “Mas todo dia o pecado vem, me chama; todo dia as propostas vêm, me chamam; todo dia vêm as tentações, me chamam”.

07. Paulo uma vez fez uma confissão parecida com essa: “... eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor...” (Romanos 7:18-25 RC)

08. E talvez o “Graças a Deus por Jesus Cristo...” seja também por aquilo que ele escreveria logo a seguir: “... nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...” (8.1)

09. Além disso há também as renúncias de todo tipo que às vezes precisamos fazer: boates, baladas, fim de tarde ou fim de semana no bar bebendo com os amigos... Paulo chama isso de despojar-se do velho homem e revestir-se do novo. Veja: “... quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados...” (Efésios 4:22-5:1 RC) – Você pode ler depois a continuação dessas palavras.

10. E às vezes, se Jesus, além de segui-lo, nos chama para uma tarefa específica, há outras renúncias bem difíceis que precisam ser feitas. Ainda não me esqueci, apesar de já terem passado muitos anos, das palavras de um irmão e amigo, missionário no continente africano, quando dentro de seu sermão falou de alguns acerca dos quais Paulo se lamentava dizendo que eles o haviam abandonado porque “amaram o presente século”. E depois ele falou da sua própria dificuldade imposta por algumas renúncias acerca de coisas do “presente século” que teve que fazer, e que era e é também a dificuldade de muitos missionários que estão nos campos. Qual é essa dificuldade? É a dificuldade de ver amigos com quem conviveu, um exercendo a medicina, outro a advocacia, outro alguma área da engenharia, etc., e todos tendo já conquistado ou conquistando aquilo que as pessoas em geral consideram como normais e desejáveis e muito necessárias neste mundo, enquanto que ele, mesmo sendo tão capaz quanto seus amigos, teve que renunciar todas essas “regalias” para seguir a Jesus cumprindo a missão para a qual foi chamado.

11. E veja o que Jesus diz em Mateus 10: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” (Mateus 10:37-39 RC)

12. Então, são muitas as razões pelas quais o caminho é estreito; são muitas as razões pelas quais é difícil ser um seguidor de Jesus nesse mundo que jaz no maligno. Por um lado, é fácil, mas por outro lado, é bem difícil.

13. Mas o fato de ser difícil não significa que não vale a pena. Vale a pena! E como vale! E eu vou dizer pra você, a seguir, porque vale muito a pena.

14. Todos nós que vivemos neste mundo somos aqui peregrinos indo em direção a algum lugar na eternidade. Mais cedo ou mais tarde chegaremos lá. Se Jesus voltar enquanto ainda estivermos vivos, todos nós, chegaremos todos juntos. Mas se ele se demorar algumas décadas mais, então alguns de nós vamos chegar primeiro do que os outros. Alguns talvez daqui a cinco anos, outros dez, outros 20 anos e assim por diante; mas todos chegaremos lá. E quando chegarmos, quando diante de nós estiver o “portal” de passagem para a eternidade e nós tivermos de entrar, somente nós entraremos, somente a pessoa entrará; seu carro não entrará, sua casa não entrará, suas joias não entrarão, seu dinheiro não entrará, enfim, somente você entrará e todas as suas coisas ficarão e outras pessoas usufruirão delas. Você só terá, daí para frente, aquilo que houver na realidade eterna a que você adentrar. O que houver lá é o que você terá, e agora não mais por 50 anos ou 100 anos ou 1.000.000 de anos, mas “para sempre”; a partir daí, seja o que for que você encontrar, é para a eternidade. E o que você vai encontrar? O que você vai ver e ter quando adentrar a essa eternidade? Bem, isso vai depender de se você seguiu a Jesus ou não. Se você seguiu a Jesus o que você terá é descrito como céu, lugar de alegria sem fim, lugar onde não haverá mais nenhum tipo de sofrimento e todas as lágrimas serão enxutas, e você, que seguiu a Jesus aqui, continuará seguindo-o, continuará sendo apascentado por ele às fontes das águas da vida. Bem, é mais ou menos esta a linguagem bíblica para nos dar um pequeno vislumbre das delícias celestiais. Mas se você chegar à eternidade sem Jesus, o que você vai ver e ter lá é o que é descrito como sendo “inferno”.

15. Então, pergunto: vale a pena seguir a Jesus, mesmo sendo difícil? Bem, eu penso que vale.

16. Porém, mesmo assim, há muita gente que não o segue. E, tristemente interessante, há gente até mesmo nas igrejas que não o seguem; dizem que seguem, mas não o seguem, porque se ele vai em uma direção e a pessoa vai em outra, como é que o segue? Se ele vai em direção ao amor e a pessoa vai em direção ao ódio, como é que o segue? Se ele vai em direção à santidade de vida e a pessoa vai em direção à carnalidade, à imoralidade e outros pecados mais, como é que o segue?

17. E por que essa gente não o segue? Quais seriam algumas razões? Pensemos em algumas possíveis razões:

 

a.   Essa gente não o segue porque a matéria não deixa – a matéria vem em primeiro lugar.

                     I.        Foi o caso do Mancebo de qualidade, história registrada em Mateus 19

b.   Essa gente não o segue porque a família não deixa.

                     I.        Houve um que queria seguir a Jesus, mas só depois que o seu pai morresse. Mateus 8 registra essa história.

                    II.        Há quem permaneça em uma determinada situação para não ofender a família.

                  III.        Mas Jesus disse que quem amar pai, mãe, irmãos, mais do que a ele não é digno dele. Obviamente ele não estava dizendo que para segui-lo a pessoa tem que, necessariamente, abandonar a família; mas, no caso de se ter que fazer uma escolha, então ele deve vir em primeiro lugar.

c.   Essa gente não o segue porque o conforto pessoal não deixa.

                     I.        O mesmo Mateus 8 também registra quando um escriba foi ter com Jesus e disse que queria segui-lo por onde quer que fosse. Jesus o alerta, não exatamente nessas palavras, mas era isto o que ele queria dizer àquele escriba: Se você valoriza seu conforto pessoal acima de qualquer coisa então não vai me seguir, porque as raposas têm os seus covis e as aves dos céus os seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

                    II.        Seguir a Jesus às vezes “dá trabalho”...

d.   Essa gente não o segue porque a indiferença não deixa.

                     I.        Foi Jesus mesmo quem disse isso quando disse que os últimos dias seriam como os dias anteriores ao dilúvio. As pessoas estavam vivendo para si mesmas, indiferentes a Deus, indiferentes a Noé, indiferentes ao que Noé estava fazendo; “comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento... até o dia em que veio o dilúvio e os tragou a todos”.

                    II.        Quanta gente indiferente existe hoje! Sabem da verdade, mas não estão “nem aí pra ela”. Vivem para si. SUA casa, SEU carro, SEU lazer, SEU negócio, SUA vida, SUA satisfação pessoal...

e.   Essa gente não o segue porque a incredulidade não deixa.

                     I.        Incredulidade no sentido de não crer mesmo em Deus e em Jesus;

                    II.        Mas incredulidade também no sentido de que, mesmo crendo em Deus, não crê que Ele vai mesmo mandar pessoas para a perdição. Então, pra que todo esse trabalho de seguir a Jesus? Quanto engano! Uma espécie de “luz falsa”, “luz” que, na verdade, é “treva”, e “se a luz que em ti há são trevas”, disse Jesus, “quão grandes serão tais trevas”.

f.     Essa gente não o segue porque os conceitos errados não deixam.

                     I.        Conceito errado sobre igreja; conceito errado sobre evangelização; conceito errado sobre a salvação...

g.   Essa gente não o segue porque a ignorância não deixa.

                     I.        Ignoram completa e deliberadamente aquilo que a Bíblia diz.

h.   Enfim, essa gente não o segue porque o pecado não deixa.

                     I.        Erram o alvo, e pecar é errar o alvo.

 

18. Essas são algumas possíveis razões e talvez existam muitas outras, mas sejas quais forem as razões, não seguir a Jesus é condenar-se a si mesmo à miséria eterna. Apocalipse 20.14 e 15 dizem que a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo... e também aqueles cujos nomes não foram achados inscrito no livro da vida. Como ter o nome inscrito no livro da vida? Só tem um jeito: Seguindo a Jesus!

19. Arrependa-se hoje mesmo de seus pecados e creia em Cristo para ser salvo!

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Igreja Batista em Muqui – outubro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário