Faça aqui uma busca do que você quer

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

QUE TIPO DE IGREJA PRECISAMOS SER

QUE TIPO DE IGREJA PRECISAMOS SER?

 

1.    “ Como é a sua igreja? ”. Não sei quantos irmãos já ouviram essa pergunta. E logo após ela vem muitas outras sobre a prática de culto, o que ela permite e o que não permite, o que ela crê e o que não crê, que tipo de música canta... e por aí vai.

2.    E às vezes o que ouvimos ou fazemos nem é pergunta, e sim, afirmação. Já sabem, ou já sabemos, ou pelo menos pensam que sabem ou pensamos que sabemos, sobre como é “tal igreja”, e dizem, ou dizemos: é fria... é quente... tem o Espírito Santo... não tem o Espírito Santo... dá glória a Deus... não dá glória a Deus... tem doutrina... não tem doutrina... e por aí vai...

3.    Infelizmente muitas dessas afirmações e muito do interesse que temos ou deixamos de ter por determinada igreja é baseado em superficialidades, coisas que não tem muita importância.

4.    Bem, hoje estamos aqui representando a Primeira Igreja Batista em Muqui e plantando uma Congregação desta igreja, uma igreja que tem sido alvo de algumas das afirmações citadas e outras mais. Mas também temos representantes de outras igrejas que certamente também tem sido alvejadas por muitas destas afirmações. Então, vamos por uns instantes esquecer que somos batistas ou assembleianos ou presbiterianos ou de qualquer outra denominação e vamos simplesmente pensar que aqui hoje, durante o tempo que aqui estivermos, somos uma só igreja. E então vamos pensar, não superficialmente, mas um pouquinho mais aprofundado, um pouquinho mais biblicamente, sobre que tipo de igreja nós precisamos ser?

5.    Obviamente muito se tem a dizer sobre isso, mas o tempo não nos permite. Poderíamos fazer vários encontros para tentar esgotar o tema, mas isso também não é possível, porque só seremos uma só igreja, no sentido local denominacional, ou no sentido de uma só igreja que se reúne em um só lugar, por alguns instantes. Daqui a pouco vamos embora e amanhã cada um estará reunido na sua igreja, no seu local de culto. Então vamos nos limitar a quatro pontos sobre que tipo de igreja precisamos ser.

6.    E o primeiro é:

 

UMA IGREJA SUBMISSA A CRISTO

 

Precisamos ser uma igreja submissa ao senhorio de Cristo

 

1.    Porque Cristo é o “edificador” da igreja – a igreja é de origem divina e é propriedade de Jesus. Jesus não disse que edificaria uma igreja “de Pedro”, ou “de João”, ou “de Tiago” ou de qualquer outro de seus discípulos e nem deixou autorização para quem quer que seja edificar uma igreja para si. Jesus disse “edificarei a minha igreja”.

2.    Porque Cristo é o Cabeça da igreja e a igreja o seu corpo. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Colossenses, no capítulo 1, diz que ele (Cristo) é a cabeça do corpo, que é a igreja. E escrevendo aos Efésios, no capítulo 5, diz que Cristo é a cabeça da igreja e é, ele próprio, o Salvador do corpo.

3.    Porque Cristo é o supremo pastor da igreja e suas ovelhas são apenas aqueles que o ouvem e seguem

a.    As ovelhas de Jesus não ouvem e seguem os seus desejos pessoais – elas ouvem e seguem a Jesus;

b.    As ovelhas de Jesus não ouvem e seguem o mundo – elas ouvem e seguem a Jesus;

c.    As ovelhas de Jesus não ouvem e seguem as insinuações do diabo – elas ouvem e seguem a Jesus.

                                  i.    No episódio da tentação de Jesus há algo interessante: quando Jesus está com fome, o diabo lhe sugere que transforme pedras em pães. Jesus podia fazer isso, e em fazendo isso estaria preservando a sua vida; mas não era essa a orientação do Pai para aquele momento, e Jesus não o fez, mesmo estando com fome, mesmo sendo para preservar sua vida. Isso, dentre outras coisas, nos mostra que preservar a vida física é menos importante do que obedecer a Deus. E o que mais é menos importante que obedecer a Deus? TUDO! Quais as razões que você dá para mentir, para burlar a lei intencionalmente, para falar mal de alguma pessoa, para tratar com indiferença e até mesmo desprezo alguma pessoa, para não perdoar, e tantas outras coisas mais... Quais as razões? Nenhuma delas é mais importante do que ouvir e seguir a Jesus. As ovelhas de Jesus ouvem e seguem a Sua voz.  

4.    Porque a igreja é arraigada e sobre-edificada em Cristo

5.    Porque só uma igreja submissa ao senhorio de Cristo não há de recuar ante a forte oposição de quem quer que seja

a.    Permanecerá em sua fé, firme na Palavra.

b.    Testemunhará de Jesus em qualquer circunstância.

c.    Não negociará a fé.

d.    Não aceitará ser massificada.

e.    Manter-se-á Militante na esperança e certeza de que será Triunfante.

f.     Proclamará a Palavra de Deus, resposta para todos os infortúnios humanos.

g.    Não brincará de ser igreja.

6.    Precisamos ser uma igreja submissa ao senhorio de Cristo

 

7.    E também – segundo ponto – precisamos ser...

 

UMA IGREJA CUJA MENSAGEM SEJA A PALAVRA DE DEUS

 

Precisamos ser uma igreja cuja mensagem seja a Palavra de Deus

 

1.    Há muita pregação hoje em dia que não é pregação da Palavra de Deus. Às vezes até se parece com pregação da Palavra de Deus, mas não é.

2.    Mas nós precisamos ser uma igreja cuja mensagem seja a Palavra de Deus. E há muitas razões para isso, e algumas delas são:

a.    Porque pregar A PALAVRA DE DEUS é o que somos orientados a fazer. O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo lhe disse: “ Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra... ” (2 Timóteo 4:1-2 RC)

b.    Porque chegamos no tempo em que as pessoas estão tendo comichão no ouvido e amontoando para si doutores que lhes falem o que elas querem ouvir, segundo suas próprias concupiscências, como diz Paulo a Timóteo na continuidade do texto citado.

c.    Porque a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus

d.    Porque a Palavra de Deus é a única palavra da qual se pode dizer que é viva e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes e que é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.

e.    Porque nós fomos gerados de novo... pela Palavra de Deus...

f.     Porque a Palavra de Deus é a lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho nesse mundo de trevas...

3.    Renato Vargens, em pequeno texto onde defende a ideia de que a pregação da Palavra de Deus deve ocupar o centro de nossos cultos, apresenta dez razões que bem nos servem aqui:

 

a.    Cristo é exaltado – As Escrituras quando pregadas exaltam o nome do Senhor. É impossível expor a Bíblia sem que o nome do Eterno seja glorificado.

b.    O homem é humilhado – Isto é, a exposição das Escrituras aponta para o estado de miserabilidade do homem. A pregação da Bíblia revela quem somos, nossa pecaminosidade, revelando-nos que fora de Cristo todos estão mortos em seus delitos e pecados.

c.    Somos reanimados no Senhor – As Escrituras quando pregadas trazem sobre a finitude humana o poder infinito de um Deus Soberano proporcionando com isso o reacendimento da chama da esperança.

d.    Nossa psiquê é envolvida por graça – a Palavra de Deus quando pregada traz remédio para a alma cansada, refrigério para o abatido, alento para o desesperançoso.

e.    A Igreja é edificada – Quando a Bíblia é proclamada nossas igrejas são edificadas. A exposição das Escrituras, ao contrário dos movimentos vazios contemporâneos, fazem com que o povo de Cristo cresça no conhecimento do Senhor.

f.     Somos protegidos dos erros doutrinários – Calvino costumava dizer que as Escrituras Sagradas é o escudo que nos protege do erro. A Bíblia quando pregada nos traz orientações importantíssimas que, se aplicadas em nosso cotidiano, nos protegem das heresias e distorções teológicas propagadas pelos falsos profetas.

g.    Nos tornamos pessoas mais comprometidas com Cristo – As Escrituras quando pregadas nos desafiam a viver como Cristo viveu. A Bíblia quando proclamada nos leva a desejarmos viver a vida cristã de forma santa, pura e abnegada.

h.    Vivemos para a glória de Deus – A Bíblia quando pregada leva-nos a querer viver exclusivamente para a glória de Deus.

i.      Ansiamos pela volta do nosso Redentor – As Escrituras quando proclamadas nos levam a uma santa ansiedade pelo glorioso dia em que o Rei dos reis e Senhor dos Senhores voltará para a sua igreja.

j.      Somos reavivados – A Bíblia quando pregada reaviva nossa alma, aquece os corações, desperta-nos para oração, desafia-nos a intercessão enchendo nossos corações com o santo desejo de estar continuamente em sua santa presença.

 

4.    Essa é a igreja da qual eu quero fazer parte; essa é a igreja que precisamos ser; uma igreja submissa ao senhorio de Cristo e uma igreja cuja mensagem seja a Palavra de Deus.

5.    O terceiro ponto é:

 

UMA IGREJA AMOROSA E UNIDA

 

Precisamos ser uma igreja amorosa e unida

 

1.    Porque a igreja precisa ser amorosa?

a.    Porque sem o amor as demais coisas nada valem – Veja 1 Coríntios 13:1-3

                                  i.    Não importa o quão bem você faça qualquer coisa... O que você faz? Você evangeliza? Você toca? Você canta? Você tem o dom da liberalidade? Você prega? Você ensina?...

Ø Você pode evangelizar um a um todos os habitantes de Muqui, mas se não amá-los nada será;

Ø Você pode tocar tão bem que sozinho pareça uma orquestra, mas se não ama...

Ø Você pode cantar tão bem que seu canto atraia multidões e arrebate os corações, mas se não amar...

Ø Você que tem o dom da liberalidade pode doar até a sua roupa do corpo, mas se não amar...

Ø Você que prega pode ser o melhor pregador do mundo, mas se não amar...

Ø E você que ensina, pode ensinar de forma tal que não haja outra sala de estudos que não a sua porque todos querem ser ensinados por você, mas se não amar...

b.    Porque quem não ama a seu irmão não pode amar a Deus – Veja 1 João 4:8, 20 e 21

c.    Porque Jesus nos ensinou que devemos amar até mesmo aos nossos inimigos – Veja Mateus 5:44-46

d.    Porque o amor é a evidência de que somos discípulos de Jesus – Veja João 13:35

 

2.    E porque a igreja precisa ser unida?

a.    Porque quando há união entre os irmãos a graça de Deus se manifesta abençoando. Veja o Salmo 133.

b.    Porque a união ou comunhão é resultado natural do amor fraterno.

c.    Porque a união ou comunhão é a expressão de vida no Corpo de Cristo.

d.    Porque a união ou comunhão é necessária para que o mundo creia em Jesus como o Enviado de Deus (João 17:21).

e.    Porque Jesus disse que uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir (repitam isso comigo: uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir). Por isso a união/comunhão é uma das características fundamentais da Igreja de Jesus.

 

3.    Vamos relembrar:

a.    Precisamos ser uma igreja submissa a Cristo

b.    Precisamos ser uma igreja cuja mensagem seja a Palavra de Deus

c.    Precisamos ser uma igreja amorosa e unida

4.    E agora, por último:

 

UMA IGREJA DE JOELHOS

 

Precisamos ser uma igreja de joelhos

 

1.    Porque uma igreja de joelhos é uma igreja que aprendeu que ela, por “melhor” que seja, por mais “poderosa” que seja, não é autossuficiente.

2.    John F. MacArthur Jr., em “Chaves Para o Crescimento Espiritual” tem uma interessante palavra sobre a oração:

 

“O cristianismo é a coisa mais maravilhosa que existe no universo! No entanto, muitos de nós temos de ser constantemente lembrados de como é maravilhosa a vida cristã. Precisamos apenas dar uma olhada no livro (carta) de Efésios, o qual nos mostra que somos ricamente abençoados (1:3), escolhidos (1:4), aceitos (1:6), e perdoados (1:7). Em Cristo somos sábios (1.8), ricos (1.11), e estamos seguros (1.14). Estamos vivificados com vida nova (2.5). Somos objetos da graça eterna (2.7). Somos obra prima de Deus (2.10) e estamos próximos de Deus, em uma união misteriosa com Ele e com todos os outros crentes (2.13). Somos um corpo (2.16), com acesso a Deus por meio do Espírito (2.18). Somos o templo de Deus (2.21) e a habitação do Espírito (2.2). E em nós opera o poder de Deus (3.20). Que declarações extraordinárias! Quão grandiosa é a vida cristã quando examinada à luz do que somos em Cristo! Não precisamos merecer essa posição exaltada, pois ela já é nossa através de nossa salvação no Senhor Jesus Cristo... Os três últimos capítulos de Efésios vão além desse aspecto posicional de nossa vida cristã, entrando no aspecto prático. Por exemplo, devemos andar inteligentemente (4.17), andar no amor de Deus (5.2) e andar na luz (5.8). Essa apresentação do aspecto prático do cristianismo não tem semelhante em toda a Palavra de Deus. Qualquer crente que estudar Efésios cuidadosamente e concluir que falta alguma coisa em sua vida, estará errado. Não precisamos ter mais do Espírito Santo, mais amor, mais graça ou de qualquer outra coisa. Em Cristo, temos tudo. Temos tudo que precisamos para crescer e alcançar a maturidade. Aqui, porém, surge um problema potencialmente destrutivo. Eu o chamo de super confiança espiritual ou egoísmo doutrinário. Há um perigo latente na vida dos crentes que possuem um conhecimento profundo de doutrinas e uma compreensão efetiva dos princípios espirituais práticos. É o perigo de se tornarem autossuficientes e acharem que não precisam de nada. Então, a oração constante, fervorosa e que procede do fundo do coração não será encontrada em suas vidas. ... Por terem conhecimento, permitem que uma autodependência evolua, eliminando a vitalidade de uma verdadeira vida de oração. Paulo ordena que os crentes orem sem cessar, a fim de se guardarem desse perigo. Ele nos chama a uma vida de oração. Não importa o quanto já temos em Cristo, temos de orar. A oração é uma chave essencial para o crescimento espiritual.

 

3.    Léo Francisco Pais, em seu livro “Oração”, ao falar sobre a importância da oração, destaca várias razões, dentre elas:

 

a.    A oração ocupou o centro do ministério público de Jesus – Em Marcos 1.35 encontramos o Mestre em privação do sono para dedicar-se ao labor da oração. Houve ocasiões em que ele passou noites inteiras em oração. Lucas 6.12 nos revela uma dessas noites.

b.    A oração ocupou o centro do ministério apostólico – Veja Atos 6.1-4.

c.    A oração ocupa o centro do ministério atual de nosso Senhor Ressurreto – Veja Hebreus 7.23-25 e 9.24.

d.    A oração é o meio pelo qual entramos em comunhão com Deus – A oração é um lugar de encontro entre o Pai e o filho querido.

e.    A oração é o meio pelo qual recebemos as coisas que pedimos a Deus – Veja Mateus 7.7 e 8.

f.     A oração é a maior obra que Deus requer dos cristãos.

g.    A oração é a preparação do caminho do Senhor.

h.    A oração do cristão é a semente de todo avivamento espiritual.

 

4.    E se assim o é, com toda certeza precisamos ser uma igreja de joelhos.

 

CONCLUSÃO

 

1.    Então, resumindo e encerrando, que tipo de igreja precisamos ser?

a.    Precisamos ser uma igreja submissa a Cristo

b.    Precisamos ser uma igreja cuja mensagem seja a Palavra de Deus

c.    Precisamos ser uma igreja amorosa e unida

d.    Precisamos ser uma igreja de joelhos

2.    Nós precisamos ser essa igreja, e São Gabriel (Camará), Muqui, o Brasil e o mundo, ainda que não saibam e não reconheçam, precisam de uma igreja assim.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

Preparado para ser pregado na inauguração da Congregação na localidade de Camará (São Gabriel) na cidade de Muqui.

 

30 de Setembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário