Faça aqui uma busca do que você quer

terça-feira, 29 de março de 2016

FICANDO MAIS BONITOS

FICANDO MAIS BONITOS

01. Corte, escova, hidratação, luzes, manicura, pedicura... Isso (e outras coisas mais) está escrito na parede frontal de um salão de beleza em frente ao qual eu estava enquanto aguardava as mulheres da MCA em Foz do Iguaçu terminarem a "reunião" que estavam fazendo em uma determinada sorveteria.
02. Qual a razão destas coisas (as que estavam apresentadas na parede)? Qual o objetivo?
03. Bem, o objetivo de quem trabalha fazendo estas coisas é ganhar o pão de cada dia, mas o objetivo de quem compra estes serviços é ficar mais apresentável, mais bonito.
04. Quem não gostaria de ficar mais bonito?
05. E, diante disso, podemos perguntar: "para quem?".
06. Havia algumas pessoas (e até um homem com uma touca na cabeça) naquele salão passando por algum desses tratamentos de beleza. Para quem seria, além delas mesmas, que aquelas pessoas queriam ficar mais apresentáveis?
07. Faz parte de nossa natureza esse zelo e, dentro de limites plausíveis, é até salutar. Mas nós, os crentes, não podemos nos esquecer de que mais do que para quaisquer outras pessoas, precisamos ficar mais bonitos para Jesus.
08. E como é que podemos ficar mais bonitos para Jesus? Abaixo alisto apenas algumas idéias para refletirmos:

I. Vamos ficando mais bonitos para Jesus na medida em que nos submetemos a sermos tratados por ele.

01. No livro do profeta Zacarias consta um episódio interessante na vida de um sumo sacerdote identificado pelo nome Josué. Veja o texto:

"E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então, falando, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a ele lhe disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de vestes novas. E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre sua cabeça e o vestiram de vestes; e o anjo do SENHOR estava ali. E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui." (Zc. 3:1-7 RC)

02. O sumo sacerdote se apresentava impuro diante do Senhor, ao ponto de satanás ousar se colocar à sua direita para se lhe opor diante de Deus. Mas Deus repreende satanás, trata da iniqüidade de Josué, lhe dá "novas vestes", e ele agora pode estar diante do Senhor.
03. Na Bíblia somos informados que o "produto" que Jesus utiliza para tratar de nós, fazendo-nos mais bonitos para ele, é a sua palavra.
a.    Em João 15 Jesus diz a seus discípulos que eles já estavam limpos pela palavra a qual ele lhes estava falando, e que o que eles precisavam fazer agora era permanecer nele.
b.    Em João 17, na oração sacerdotal de Jesus em favor de seus discípulos, no versículo 17 ele pede ao Pai: "Santifica-os na verdade", e completa: "a Tua Palavra é a verdade".
c.    Pedro, em sua primeira carta, em 1.22, diz que a maneira de se purificar a alma é obedecendo à verdade (que é, como Jesus disse, a Palavra de Deus)
04. Tem uma anedota que diz que o marido chega de viagem todo contente e chama a esposa para ver as novidades que trouxe na mala. A esposa acha um espelho e ao olhar fica furiosa: - "Olha só que cachorro, ele tem coragem de trazer o retrato da outra e ainda por cima ela está toda descuidada, cabelo por pentear, feia... Ele me paga!" O marido se defende: "Mas bem, isto que você está segurando é um espelho!"
05. Se quisermos ficar mais bonitos para Jesus, e, creio, deve ser esse o desejo de todo crente sincero, temos que nos observar pelo espelho, que é a Palavra de Deus, para ver se e onde estamos falhando, nos portando sem beleza diante dele, e deixar que Jesus trate de nós através dessa mesma palavra.

II. Vamos ficando mais bonitos para Jesus na medida em que vão sendo eliminadas de nós as manchas e as rugas espirituais.
           
01. Prestem bem atenção no enunciado desse tópico: manchas e rugas espirituais precisam ser eliminadas. A eliminação é necessária porque a beleza que desejamos a desejamos para e por causa de Jesus, e Jesus vê além da maquiagem ou máscara.
02. Eu posso comprar uma peruca bem bonita e sair por aí, dando uma de cabeludo, todo cheio de pose. Vou conseguir enganar muita gente, mas eu sei, e também aqueles que me conhecem sabem que eu sou careca (ou quase careca). 
03. Tem muito crente maquiando, mascarando erros, escondendo, ou pensando que está escondendo, da igreja, do pastor... Mas a beleza de um crente, a beleza espiritual não é, pelo menos primariamente e essencialmente, para o pastor, para a igreja ou para quem quer que seja desta terra e nem mesmo para anjos. A beleza de um crente, a beleza espiritual é para Aquele que tudo vê e tudo sabe, de quem nada se pode esconder, não adiantando, então, nenhuma maquiagem.
04. O que foi que Jesus disse dos escribas e fariseus, contemplando a hipocrisia com que eles viviam? Jesus disse que eles eram quais sepulcros caiados, que por fora se apresentavam bonitos, mas interiormente... Diante dos homens eles pareciam bonitos, espiritualmente falando, mas diante de Deus que sonda os corações e que conhece todos os segredos dos homens...
05. Quando nos colocamos diante do espelho da Palavra, pode ser que nos visualizemos com algumas "manchas ou rugas espirituais". Estas precisam ser eliminadas.·.
06. Paulo, escrevendo aos Efésios, diz que "... Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula (mancha), nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:25-27 RC)
07. Esse é o desejo de Jesus, que a sua igreja, que somos nós, seja bela, no sentido de ser totalmente separada das contaminações mundanas e morais, sendo com este mundo comprometida apenas no que respeita à sua evangelização e em ser exemplo de como ele (o mundo – a sociedade humana) deveria ser diante de Deus.
a.    A igreja tem sido assim?
b.    E qual tem sido a SUA contribuição para que ela seja ou não assim, bela para Jesus?
08. Olhe para a Palavra de Deus para ver como é que deve ser um crente, como ele deve se comportar, e deixe que as orientações de Jesus, na Palavra, mudem em sua vida o que precisa ser mudado. Você ficará mais bonito para Jesus.

III. Vamos ficando mais bonitos para Jesus na medida em que vamos sendo adornados com qualidades espirituais.
           
01. Todos gostamos de adornos. As mulheres principalmente, mas todos, em geral, gostamos (lembrando que adorno não é só cordão, pulseira, brincos... Uma gravata, por exemplo, nada mais é do que um adorno). E quando os colocamos, colocamos visando, também, ficarmos apresentáveis a alguém ou a um grupo de pessoas, ou adequadamente apresentáveis para um evento.
02. Pois bem, para nos apresentarmos bonitos diante de Jesus não basta deixar que ele trate de nós no sentido de eliminar as manchas e as rugas espirituais; é necessário deixá-lo tratar de nós também no sentido de nos adornar com certos "adornos" espirituais – que, no caso, não são só "adornos" no sentido real da palavra, mas coisas que devem fazer parte da vida do crente.
03. Vejamos apenas dois trechos do Novo Testamento:

"... as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei". (Gálatas 5:19-23 RC)

 "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas. Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição". (Colossenses 3:1-14 RC)

04. Morre o velho homem e nasce um novo para a glória de Deus, cheio de qualidades celestiais. E até mesmo aquelas qualidades que até certo ponto são naturais ao ser humano, nele se apresentam de forma diferenciada e por motivação diferenciada.

Conclusão

01. Para ficarmos cada vez mais bonitos para Jesus, cada vez mais apresentáveis a ele, e este é o desejo dele e deve ser o nosso também, mesmo porque este anseio é distintivo daqueles que realmente foram alcançados pela graça, precisamos nos submeter ao tratamento realizado pelo Senhor através de Sua Palavra, tratamento esse que vai eliminando as manchas e as rugas espirituais e dando lugar às qualidades, aos "adornos" espirituais que devemos levar conosco vida afora, "adornos" estes perfeitamente apresentados na Palavra de Deus a qual devemos estudar e "encarnar"[1] com muita diligência.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves – prwalmir@hotmail.com


[1] Quero dizer: tornar a sua prática algo muito natural em nosso viver diário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário