Faça aqui uma busca do que você quer

quarta-feira, 5 de março de 2014

AJOELHADOS (OU NÃO) PERANTE O TRONO DE SATANÁS


AJOELHADOS (OU NÃO) PERANTE O TRONO DE SATANÁS

 

“ Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” (Apocalipse 2:13 RC)

 

            No texto acima Jesus está se dirigindo à igreja de Pérgamo. Pérgamo era, nas palavras do próprio Jesus, "o lugar onde está o trono de Satanás". Por que? Quando se pode dizer de um lugar, ou de uma circunstância, ou de uma ocasião, que aí neste lugar, circunstância ou ocasião Satanás estabeleceu o seu trono? Bem, no caso de Pérgamo, parece que a razão, dentre outras, era o fato de, nas palavras de Aretas, Pérgamo ser uma cidade "dada à idolatria mais do que toda a Ásia". Segundo lemos em O Novo Comentário da Bíblia, "atrás da cidade situava-se uma colina, mais de 300 metros de altitude, coberta de templos pagãos. Entre eles o mais destacado de todos era o grande altar de Zeus, colocado sobre uma plataforma, esculpido na rocha, dominando a cidade. O culto ao imperador foi estabelecido ali primeiro que em Éfeso ou Esmirna, de sorte que posteriormente, Pérgamo se tornou o reconhecido centro do culto na Ásia. Daí dizia-se desta igreja, que habitava onde está o trono de Satanás. Este fator explicava a causa das dificuldades peculiares dos cristãos de Pérgamo". Bem, aí está a razão no caso de Pérgamo. E os crentes dali foram, de certa forma elogiados por não se curvarem a Satanás, e alguém – Antipas – foi até martirizado por não se curvar, não ceder a Satanás. Parabéns para eles, nesse caso, apesar de Jesus lhes repreender por causa de algumas outras coisas.

 

Entretanto, podemos dizer que em todo lugar ou circunstância ou ocasião em que impera não só a idolatria, mas também a concupiscência carnal, aí está o trono de satanás. E O CARNAVAL É UMA DESTAS OCASIÕES. No carnaval, como a própria origem da palavra indica, a regra é "dar vazão à carne", a regra é ceder à concupiscência carnal. No carnaval, portanto, satanás estabelece o seu trono e muitos, inclusive alguns que se dizem servos do Deus cujo atributo, um deles, é a santidade, e que por isso devem procurar viver uma vida santificada, mesmo sem o saber, mesmo sem se darem conta, se tornam seus súditos, se ajoelham perante o seu trono, se levantam da presença do trono de Deus para se ajoelharem diante do trono de Satanás. Misericórdia! Será que tem crente que participa do carnaval? Será que tem crente que leva seus filhos para participarem do carnaval? Será que tem crente membro da Igreja Batista em Muqui se prostrando e fazendo seus filhos se prostrarem perante o trono de Satanás?

 

Olhe o título dessa reflexão: AJOELHADOS (OU NÃO) PERANTE O TRONO DE SATANÁS.

 

SIM ou NÃO? Eu não sei! Você é quem tem que responder por si mesmo. Eu não vi porque nem na cidade eu estava; eu estava em retiro com nossos jovens e alguns adultos, um retiro abençoado onde tivermos oportunidade de refletir, dentre outras coisas, que em uma vida que quer viver para a honra de Deus tem coisas que devem sair e tem coisas que devem entrar. Quais são estas coisas? Elas estão registradas em Colossenses 3 e em Gálatas 5. Veja lá! Estude você mesmo!

 

De pé apenas pela graça,

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

P.S. 1 – Eu sei que isto não se aplica só à ocasião do Carnaval, mas hoje é nesta ocasião que estou pensando.

P.S. 2 – Se por acaso você, sendo servo de Jesus, participou, e quiser ficar irado(a) comigo por causa dessa palavra, convido-o(a) a refletir baseado não no que EU escrevi, mas naquilo que está escrito na Palavra de DEUS, que você tem em mãos e que deve também ter na mente e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário